terça-feira, 6 de setembro de 2011

GESTÃO DO PROCESSO SELETIVO UNISINOS EAD

GESTÃO DO PROCESSO SELETIVO UNISINOS EAD
Paulo Frederico Medeiros Clementino
PIGEAD
Gestão de cursos a distância
Forum temático 6 – grupo 22
De acordo com a postagem da colega Dora Anchieta de Freitas, em sua participação no Fórum sobre os diferentes tipos de gestão, o Processo Seletivo de uma instituição privada tem por função captar, selecionar e qualificar interessados em compor o quadro discente. Além disso, deve representar uma importante etapa do processo de integração com a comunidade em que se insere, sendo organizado em consonância com os parâmetros desta; ter por objetivo a inclusão social, possibilitando a participação de todos os interessados.
A Gestão do Processo Seletivo tem, entre outras, a importante função de divulgar a Instituição, seus valores e resultados, a fim de promover o ingresso consciente e a permanência do discente.
A instituição escolhida para análise foi a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Herdeira de quase cinco séculos de tradição, a universidade concentra cerca de 30 mil estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, e integra uma rede de 200 instituições jesuítas de ensino superior em todo o mundo. A Unisinos é a primeira universidade da América Latina a conquistar a certificação ISO 14001. Essa certificação internacional atesta os procedimentos corretos da instituição com relação ao meio ambiente.
A universidade possui um corpo docente formado por profissionais e acadêmicos de destaque em suas áreas. Cerca de 89% dos professores da Unisinos são mestres e doutores (porcentagem superior à média nacional).
De acordo com as informações do site, a Unisinos Educação a Distância atua na promoção de cursos com mediação virtual, que buscam desenvolver um ensino qualificado baseado na troca de conhecimentos entre os participantes. A universidade oferece cursos de graduação, especialização, MBA e extensão, reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC.
Além da análise da gestão do processo seletivo, algumas informações relevantes sobre a gestão de uma forma geral são apresentadas a título de ilustração.
Os pólos presenciais, por exemplo, são oito, espalhados pela região Sul do Brasil, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tomando-se o Pólo Canoas – colégio Maria Auxiliadora - como referência, nota-se a oferta de oito cursos, a maioria de graduação tecnológica, na área administrativa.
De acordo com o Referencial De Qualidade Para A Modalidade De Educação Superior A Distância (MEC) o que é informado no site da instituição, parece cumprir algumas das exigências do documento norteador da EAD. Segundo informações, o colégio conta com modernas instalações com amplas salas muito bem iluminadas e ventiladas. Os laboratórios, além das mesmas características das salas, possuem ambiente climatizado, equipamentos de alto desempenho ligados em rede e espaços próprios para estudos com computadores portáteis.

Sobre a Gestão do Processo Seletivo, a instituição dispõe de um manual que pode ser acessado pelo site www.unisinos.br/vestibular. No caso dos cursos a distância, a escolha do Pólo é feita no dia da inscrição, de acordo com a oferta do curso nesse Pólo. As inscrições e impressão do boleto bancário também podem ser realizadas nas secretarias dos Pólos de Apoio Presencial.
Há o aproveitamento de notas do Enem, feito conforme a opção de inscrição do candidato no Processo Seletivo: aproveita-se apenas a nota da prova de redação do Enem no caso de o candidato prestar vestibular para um curso de Graduação a Distância.

Para concorrer a uma vaga em um dos cursos de Graduação a Distância, o candidato deve fazer essa escolha no formulário de inscrição online, optar por um dos Pólos e, em seguida, selecionar uma das duas opções de inscrição para os cursos dessa modalidade de ensino:
• Processo Seletivo Geral (prova de redação)
• Processo Seletivo com Aproveitamento da Nota de Redação do Enem
(sem prova de Vestibular)

Quando escolhe um curso de Graduação a Distância, o candidato, automaticamente, vincula-se a um Pólo. Isso quer dizer que, nos momentos em que houver avaliações presenciais ou necessidade de uso da estrutura física, como biblioteca, laboratório, salas de aula, será preciso que ele se desloque até o local.

As vagas destinadas a cada curso e Pólo são preenchidas pelos candidatos de acordo com sua opção de inscrição, segundo os critérios de seleção e de classificação, pela ordem decrescente da nota da prova de redação (da Unisinos ou do Enem).

Para o preenchimento das últimas vagas de qualquer curso, de acordo com a opção de inscrição, é considerada, primeiramente, a nota mais alta obtida na prova de redação; finalmente, valendo para qualquer curso, permanecendo o empate, é classificado o candidato de maior idade.

Para os cursos de Graduação a Distância, o Vestibular é realizado nos Pólos Unisinos de Educação a Distância. No dia da prova, fiscais de recepção, presentes nos Pólos, indicam a sala de realização da prova do Vestibular.

As vagas para a EAD oferecidas pelo processo seletivo são:

Unisinos Educação a Distância:
Polo Canoas (5916) – Noturno – 50 vagas
Polo Porto Alegre (5947) – Noturno – 50 vagas
Polo Caxias do Sul (5977) – Noturno – 50 vagas
Polo Santa Maria (5967) – Noturno – 50 vagas
Polo Florianópolis (5921) – Noturno – 50 vagas
Polo Curitiba (5931) – Noturno – 50 vagas

Na oferta a distância, as atividades síncronas (encontros virtuais) ocorrem de segunda a quarta-feira à noite, e as avaliações presenciais, aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde.Tal decisão vai de encontro a preocupação com o perfil do aluno da EAD, oferecendo horários e dias flexíveis para deslocamento e participação.

Nos cursos de Graduação e de Graduação Tecnológica da modalidade a distância, a renovação da matrícula é semestral, e há obrigatoriedade de matrícula mínima em 16 (dezesseis) créditos a cada semestre.

Referência bibliográfica:

MANUAL DO CANDIDATO. Produzido pela Unidade Acadêmica de Graduação.
Editoração eletrônica: Rafael Tarcísio Forneck. Impresso em papel Reciclato pela
Impressos Portão Ltda. Disponível em: http://www.unisinos.br/vestibular/files/manual_vestibular_2011-2.pdf