sexta-feira, 20 de maio de 2011

Design Didático e a criação de Blogues para a EAD

Design Didático e a criação de Blogues para a EAD
Um blogue é uma página Web onde o autor (ou grupo de autores) escreve artigos (posts) que podem incluir materiais tais como texto, hiperligações, imagens, áudio e vídeo. No que se refere à sua utilização educacional, nos últimos anos são cada vez mais as experiências da sua utilização e a referência das boas práticas na literatura da especialidade entre as quais se encontram, por exemplo, Cruz & Carvalho (2006), Gomes & Silva (2006), Carvalho (2007).

Papel do tutor nesse processo - a utilização da tecnologia por si só não é suficiente para promover a aprendizagem. O papel do professor ou do tutor é o de acompanhar os alunos. Para além do papel de facilitador da aprendizagem, há que ter em consideração todo o planejamento da atividade, recorrendo às ferramentas Web 2.0. Assim, o professor ou o tutor deverá criar o espaço e torná-lo acessível, planejar tarefas de socialização e de construção do conhecimento, acompanhar a evolução do contexto e desenhar novas tarefas de acordo com esta evolução, e concluir sobre todo o contexto de acordo com os objetivos iniciais previamente definidos.
Referências Bibliográficas:


Gomes, M. & Silva, A. (2006). A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte. Revista Prisma, nº 3, Outubro, pp. 289-309. Porto.


Cruz, S. & Carvalho, A. (2006a). Weblog como Complemento ao Ensino Presencial no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Revista Prisma.com - Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC, pp. 64 - 87.


Carvalho, A. A. (2007). Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário. Dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, pp. 25-40. Disponível em: [http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifo03PT02.pdf]


Continua... Próxima Postagem: Design e seus elementos aplicados à criação de Blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário