sexta-feira, 20 de maio de 2011

Design e seus elementos aplicados a criação de Blogues

Design e seus elementos – Como transmitir algo de uma forma mais criativa, que permita ao aluno ou interessado interagir ativamente, sentindo-se seduzido não só por um conteúdo, mas por todos os elementos que propiciam caminhos para tocar-lhes os sentidos? Como tornar o processo de aprendizagem mais interessante, oferecendo possibilidades e caminhos criativos e significativos? De acordo com Lévy (2004), o objetivo passa a ser criar ambientes agradáveis para a apresentação de conteúdos àqueles que têm necessidade ou desejam aprender determinado assunto. A escrita, concebida e utilizada sob a forma de signos estáticos sobre um suporte fixo, dá lugar a interatividade, navegação, escolha de fluxos e customização de suas interfaces, abrindo novas possibilidades à expressão visual do pensamento através das mídias de comunicação. Ao utilizar-se do blog como ferramenta de aprendizagem em EAD, os mesmo princípios deverão ser aplicados a ele.
Entendemos que o design didático deve auxiliar a estimulação da criatividade do aluno e também a visão critica a cerca de um determinado assunto favorecendo o posicionamento do mesmo sobre tal conteúdo. O foco do design didático não deve estar nem na tecnologia mediadora, nem na concepção de aprendizagem de modo isolado. Dessa maneira, encaramos as mídias de comunicação, mídias sociais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVA) como interfaces entre o que se deseja comunicar e a quem se dirige a comunicação, ou seja, são mediadores.

Referência Bibliográfica:

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência - O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004, 13a. Edição.

Continua... Próxima Postagem: Interface e a vantagem do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário