sexta-feira, 20 de maio de 2011

A importância das ferramentas 2.0 em EAD

As ferramentas Web 2.0 caracterizam-se pela possibilidade dos seus utilizadores criarem e recriarem conteúdos, em espaços sociais, interativos que se adaptam às preferências dos utilizadores. O potencial das ferramentas Web 2.0 na aprendizagem é referido por diversos autores entre os quais destaca-se Downes (2004), Alexander (2006), Beldarrain (2006), Seitzinger (2006) e Anderson (2007). Estes autores apontam para as possibilidades de autoria, partilha e construção colaborativa do conhecimento, em espaços sociais, proporcionadas por estas ferramentas.




Segundo Morgado (2005: 99)(...) ao introduzir o grupo como nova dimensão da interacção no ensino a distância, o ensino online permite que os diferentes tipos de interacção se concretizem no mesmo contexto e realiza, no mesmo passo, uma viragem para a dimensão social da comunicação e da aprendizagem. Pela primeira vez, podem ser equacionados modelos e perspectivas de natureza construtivista, até aqui ausentes ou de difícil aplicação nas gerações anteriores de ensino a distância, deslocando-se a perspectiva de um processo de ensino aprendizagem individualizado, assente na auto-aprendizagem, cognitivamente orientado, para uma abordagem mais social do conhecimento.”

Referência Bibliográfica:


A Alexander, B. (2006). Web 2.0: A new wave of innovation for teaching and learning. EDUCAUSE Review. Vol. 41, No. 2, p. 32–44. EDUCAUSE: Boulder, USA. Disponível em: [http://www.educause.edu/apps/er/erm06/erm0621.asp]


Anderson, P. (2007). What is Web 2.0? Ideas, technologies and implications for Education, JISC Technology and Standards Watch. Disponível em: [http://www.jisc.ac.uk/media/documents/techwatch/tsw0701b.pdf]


Beldarrain, Y. (2006). Distance Education Trends: Integrating new technologies to foster student interaction and collaboration, Distance Education, 27:2, 139 – 153. Disponível em: [http://dx.doi.org/10.1080/01587910600789498]


Downes, S. (2004a). Educational blogging. Educause. Disponível em: [http://www.educause.edu/ir/library/pdf/ERM0450.pdf]


 Seitzinger, J. (2006). Be Constructive: Blogs, Podcasts, and Wikis as Constructivist Learning Tools. Educause. Disponível em: [http://www.elearningguild.com/pdf/2/073106DES.pdf]




Continua... Próxima postagem:  Design Didático e a criação de Blogues para a EAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário