sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que é blog?



Blog é uma página interativa que permite publicações em forma de diário por ordem cronológica. É uma ferramenta de fácil utilização, que não exige conhecimentos de programação o que facilita a sua publicação. É um laboratório de escrita criativa e colaborativa on-line cujo objetivo principal é oferecer a comunidade de leitores e escritores trocar experiências e saberes através da interação dos diversos participantes. De acordo com Kolbitsch & Maurer (2006), o termo blogosfera refere-se a uma rede de blogues ligados entre si. Uma das potencialidades dos blogues é o fato de os artigos poderem ser comentados por outras pessoas. Trata-se de um meio de comunicação coletivo que promove a criação e consumo de informação, provocando a reflexão pessoal e social sobre variados temas (González, 2005).


Referências bibliográficas:
Kolbitsch, J., Maurer, H., (2006), The Growing Importance of e-Communities on the Web, Lecture Notes in Business Information Processing, Volume 1, Part 1 (Web Information Systems and Technologies), pp. 19-37. Disponível em: [http://www.kolbitsch.org/research/papers/2006-Springer-The_Grow ing_Importance_of_eCommunities.pdf]


Gonzaléz, F. (2005). Herramientas colaborativas para la enseñanza usando tecnologías web: weblogs, wikis, redes sociales y web 2.0. Disponível em: [http://gabinetedeinformatica.net/descargas/herramientas_colabora tivas2.pdf]


Continua...Próxima postagem: Qual a importância do uso do Blog em EAD?

Qual a importância do uso do Blog em EAD?

Oferecem múltiplas opções de atividades tanto ao aluno quanto ao professor. É possível fazer o intercâmbio com várias entidades (educativas), com turmas, para debater temas, publicação de textos e opiniões favorecendo a produção escrita e a leitura. É uma ferramenta com grande poder de comunicação, socialização e construção de conhecimentos. Estimulam a construção de redes sociais e redes de saberes entre os alunos. A partir da criação de Blogues o estudante pode pesquisar, analisar, refletir e encontrar soluções para resolver problemas, ao mesmo tempo que se apropria das tecnologias digitais. O ensino/aprendizagem através dos Blogues, também possibilita a interação entre os sujeitos, o trabalho cooperativo e colaborativo, formando uma rede de novos conhecimentos, que ao serem publicados, partilhados e analisados entre os formandos, poderão desenvolver a auto-estima e a autonomia.


Referência bibliográfica:


 Gonçalves,Hilda Pinto -  BLOG Uma Ferramenta do Ensino à Distância - Disponível em: http://www.slideshare.net/hildapinto/blog-uma-ferramenta-do-ead
Acessado em 05/05/2011


Continua...Próxima postagem:  Vantagens dos blogues no ensino

Vantagens dos blogues no ensino

Vantagens dos blogues no ensino

Dispõe de um espaço online que lhe permite arquivar os conteúdos da sua prática profissional;


Facilitam a comunicação e a interação;


Permitem a publicação de vários materiais de apoio aos estudantes;


Vantagens dos blogues no ensino - Na perspectiva do professor


Facilitam a concretização de projetos;


Permitem oferecer aos estudantes uma série de auxiliares de estudo;

Podem construir um diário pessoal contendo reflexões sobre os estudos realizados;

Permitem a partilha de conhecimento e a respectiva gestão;

Permitem a elaboração de um e-book;

Vantagens dos blogues no ensino - Na perspectiva do aluno

Proporcionam a entrega e revisão de trabalhos de grupo;


Podem ser dinamizados como espaços de diálogo para trabalho de grupo;


Desenvolvem portfólios e permite a partilha de vários recursos;


Referência Bibliográfica: O uso do blog como estratégia de ensino http://www.slideshare.net/guest31abf0/o-uso-do-blog-como-estratgia-de-ensino-3836179
Acessado em 05/05/2011


Continua...Próxima postagem:  A importância das ferramentas Web 2.0 em EAD

A importância das ferramentas 2.0 em EAD

As ferramentas Web 2.0 caracterizam-se pela possibilidade dos seus utilizadores criarem e recriarem conteúdos, em espaços sociais, interativos que se adaptam às preferências dos utilizadores. O potencial das ferramentas Web 2.0 na aprendizagem é referido por diversos autores entre os quais destaca-se Downes (2004), Alexander (2006), Beldarrain (2006), Seitzinger (2006) e Anderson (2007). Estes autores apontam para as possibilidades de autoria, partilha e construção colaborativa do conhecimento, em espaços sociais, proporcionadas por estas ferramentas.




Segundo Morgado (2005: 99)(...) ao introduzir o grupo como nova dimensão da interacção no ensino a distância, o ensino online permite que os diferentes tipos de interacção se concretizem no mesmo contexto e realiza, no mesmo passo, uma viragem para a dimensão social da comunicação e da aprendizagem. Pela primeira vez, podem ser equacionados modelos e perspectivas de natureza construtivista, até aqui ausentes ou de difícil aplicação nas gerações anteriores de ensino a distância, deslocando-se a perspectiva de um processo de ensino aprendizagem individualizado, assente na auto-aprendizagem, cognitivamente orientado, para uma abordagem mais social do conhecimento.”

Referência Bibliográfica:


A Alexander, B. (2006). Web 2.0: A new wave of innovation for teaching and learning. EDUCAUSE Review. Vol. 41, No. 2, p. 32–44. EDUCAUSE: Boulder, USA. Disponível em: [http://www.educause.edu/apps/er/erm06/erm0621.asp]


Anderson, P. (2007). What is Web 2.0? Ideas, technologies and implications for Education, JISC Technology and Standards Watch. Disponível em: [http://www.jisc.ac.uk/media/documents/techwatch/tsw0701b.pdf]


Beldarrain, Y. (2006). Distance Education Trends: Integrating new technologies to foster student interaction and collaboration, Distance Education, 27:2, 139 – 153. Disponível em: [http://dx.doi.org/10.1080/01587910600789498]


Downes, S. (2004a). Educational blogging. Educause. Disponível em: [http://www.educause.edu/ir/library/pdf/ERM0450.pdf]


 Seitzinger, J. (2006). Be Constructive: Blogs, Podcasts, and Wikis as Constructivist Learning Tools. Educause. Disponível em: [http://www.elearningguild.com/pdf/2/073106DES.pdf]




Continua... Próxima postagem:  Design Didático e a criação de Blogues para a EAD

Design Didático e a criação de Blogues para a EAD

Design Didático e a criação de Blogues para a EAD
Um blogue é uma página Web onde o autor (ou grupo de autores) escreve artigos (posts) que podem incluir materiais tais como texto, hiperligações, imagens, áudio e vídeo. No que se refere à sua utilização educacional, nos últimos anos são cada vez mais as experiências da sua utilização e a referência das boas práticas na literatura da especialidade entre as quais se encontram, por exemplo, Cruz & Carvalho (2006), Gomes & Silva (2006), Carvalho (2007).

Papel do tutor nesse processo - a utilização da tecnologia por si só não é suficiente para promover a aprendizagem. O papel do professor ou do tutor é o de acompanhar os alunos. Para além do papel de facilitador da aprendizagem, há que ter em consideração todo o planejamento da atividade, recorrendo às ferramentas Web 2.0. Assim, o professor ou o tutor deverá criar o espaço e torná-lo acessível, planejar tarefas de socialização e de construção do conhecimento, acompanhar a evolução do contexto e desenhar novas tarefas de acordo com esta evolução, e concluir sobre todo o contexto de acordo com os objetivos iniciais previamente definidos.
Referências Bibliográficas:


Gomes, M. & Silva, A. (2006). A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte. Revista Prisma, nº 3, Outubro, pp. 289-309. Porto.


Cruz, S. & Carvalho, A. (2006a). Weblog como Complemento ao Ensino Presencial no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Revista Prisma.com - Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC, pp. 64 - 87.


Carvalho, A. A. (2007). Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário. Dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, pp. 25-40. Disponível em: [http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifo03PT02.pdf]


Continua... Próxima Postagem: Design e seus elementos aplicados à criação de Blogs

Design e seus elementos aplicados a criação de Blogues

Design e seus elementos – Como transmitir algo de uma forma mais criativa, que permita ao aluno ou interessado interagir ativamente, sentindo-se seduzido não só por um conteúdo, mas por todos os elementos que propiciam caminhos para tocar-lhes os sentidos? Como tornar o processo de aprendizagem mais interessante, oferecendo possibilidades e caminhos criativos e significativos? De acordo com Lévy (2004), o objetivo passa a ser criar ambientes agradáveis para a apresentação de conteúdos àqueles que têm necessidade ou desejam aprender determinado assunto. A escrita, concebida e utilizada sob a forma de signos estáticos sobre um suporte fixo, dá lugar a interatividade, navegação, escolha de fluxos e customização de suas interfaces, abrindo novas possibilidades à expressão visual do pensamento através das mídias de comunicação. Ao utilizar-se do blog como ferramenta de aprendizagem em EAD, os mesmo princípios deverão ser aplicados a ele.
Entendemos que o design didático deve auxiliar a estimulação da criatividade do aluno e também a visão critica a cerca de um determinado assunto favorecendo o posicionamento do mesmo sobre tal conteúdo. O foco do design didático não deve estar nem na tecnologia mediadora, nem na concepção de aprendizagem de modo isolado. Dessa maneira, encaramos as mídias de comunicação, mídias sociais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVA) como interfaces entre o que se deseja comunicar e a quem se dirige a comunicação, ou seja, são mediadores.

Referência Bibliográfica:

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência - O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004, 13a. Edição.

Continua... Próxima Postagem: Interface e a vantagem do Blog

Interface e a vantagem do Blog

Interface e a vantagem do Blog - uma interface torna-se tanto mais eficiente quanto mais ela é fácil de usar por seus usuários típicos: quando não são necessários grandes esforços para apreendê-la, quando o usuário sente-se à vontade nela e quando ele consegue tirar proveito de todas as funcionalidades oferecidas pelo sistema; daí o conceito de usabilidade que vem sendo empregado para avaliar sistemas. Perceba pela figura como é simples criar um blog. Como já foi destacado, é uma ferramenta de fácil utilização, que não exige conhecimentos de programação o que facilita a sua publicação.


Quais requisitos uma atividade on line deve preencher para ser efetiva?

• Devem ser motivadoras, atraentes, cativantes e úteis;
• Baseadas na interação entre aprendizes, principalmente, através de mensagens
escritas;
• Desenhadas pelo professor;
• Conduzidas por moderadores;
Assíncronas em sua maioria;
• Executadas em interfaces com boa usabilidade.
•As aulas devem apresentar estímulos ou desafios (fagulhas);
• Algumas atividades individuais devem ser propostas ao longo do curso, pois são importantes para o amadurecimento de conceitos;
• Deve haver interação entre participantes;

O Blog enquanto ferramenta em EAD pode oferecer tudo isso, oferecendo recursos como postagens de vídeos, fotos, links, textos, outros blogs relacionados, fazendo o diálogo entre as mídias, permitindo a exploração autônoma do aluno.



Referência Bibliográfica:


COSTA,R.;MARINS,V. Design Didático.
Continua... Próxima Postagem: Atendendo os objetivos do desenho gráfico

Atendendo os objetivos do desenho gráfico

Atendendo os objetivos do desenho gráfico - Sua criação deve atender aos objetivos do desenho gráfico, que é organizar as informações. Deve-se estar atento aos seguintes requisitos na organização da informação:

Proximidade e afastamento;
Contraste;
Simplicidade;
Eficiência;
Legibilidade;
Uso de cor nas interfaces;
Uso de Metáforas e temas visuais;
Dentre outros.

Referência Bibliográfica:

COSTA,R.;MARINS,V. Design Didático.

Continua... Próxima Postagem: Considerações finais

Considerações Finais


O presente trabalho não tem pretensão de esgotar um assunto tão vasto quanto o que abordamos, mas somente contextualizar a ferramenta Blog e sua utilização em EAD em contexto de aprendizagem colaborativa. Percebemos que para isso é necessário adequar sua criação à luz do Design Didático, acompanhando as estratégias que possibilitam a criação de materiais didáticos eficientes à aprendizagem.

Agora, busque refletir sobre seguintes questões:

1 - Identifique três vantagens que justifiquem o uso do blog como ferramenta em EAD.
2 - Quais elementos destacados no texto sobre Design Didático foram aplicados na criação deste blog?

Participe também de nosso Quiz, na lateral superior direita do blog, sua opinião é muito importante para nós.

Abaixo segue um vídeo ilustrativo de como criar seu próprio blog, vamos lá?